projeto Soma e a máquina

October 29, 2009
Imagem1

trecho do processo3_soma

recentemente, conheci através do mestre das gambiarras low tech Ricardo Brazileiro, o dançarino Marco Bonachela. através desse contato, surgiu o convite para integrar o projeto soma, desenvolvendo interfaces interativas para a próximo espetáculo do grupo; o processo3_soma, para o 14º Festival Internacional de Dança do Recife.

surgido em 2007, soma é um projeto muito interessante e ambicioso. propõe um diálogo entre áreas completamente distintas: a dança a música e a tecnologia. para isso, conta com dois músicos (Hugo Carneiro e Henrique Lima), um dançarino (Marco Bonachela) e um programador (eu), propondo processos contínuos de construção, numa perspectiva ligada ao work in progress.

IMG_3115

Marco Bonachela, Henrique Lima e Hugo Carneiro

a estrutura básica das produções do projeto funciona da seguinte forma: os sons criados pelos músicos e sapateador são capturados para um computador, onde se tornam parâmetros para a construção em tempo real de vídeos.  a interface se torna possível através da criação de efeitos no Pure Data (vulgo Pd, já muito comentado aqui mesmo, neste blogue), manipulado também ao vivo durante a apresentação.

para tanto, desenvolvi um patch para o pd com alguns efeitos audiovisuais interativos (loopers, trackers…) para a performance, a máquina soma, cujo resultado final achei bastante interessante. sua construção foi baseada nos 2 quadros que compõem o evento, cada um composto dois 4 temas diferentes. dessa forma, cada tema possui um efeito específico. na performance, também usei um pequeno módulo de tracking (pra saber onde o dançarino estava no palco), desenvolvido em openframeworks (tal módulo por sinal, é a base de um projeto ainda em desenvolvimento… em breve mais detalhes!).

máquina soma 2

a máquina soma no Teatro Hermilo Borba

pra aqueles que desejam experimentar um pouco dela, a máquina soma é livre e está disponível para download aqui (por conta do tamanho sem nenhum video ou som. para mudar isso é só adicionar as novas mídias dentro dos objetos “loaders” localizados dentro de cada tema). espero realmente que ela seja útil de alguma forma para outras pessoas que desejem brincar, estudar, realizar outras performances, não fazer nada e por aí vai… =P

neste dia 28 de outubro, às 20h, rolou uma apresentação do processo3_soma lá no Teatro Hermilo Borba. apesar dos imprevistos e dos problemas, achei pessoalmente a apresentação final bem legal e estou muito feliz com a experiência: parabéns a todos que participaram do processo! as fotos podem ser conferidas aqui, no flickr do Festival. que venham as próximas!

maiores informações

[1] 14º Festival Internacional de Dança do Recife
[2] sobre o Pure Data
[3] sobre o Openframworks

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: