projeto illusio

June 27, 2011

o illusio é um projeto de instrumento musical digital que permite o controle de loops gravados em tempo-real, no momento da performance, através de uma performance lúdica e colaborativa baseada no relacionamento entre desenhos e sons.

para tanto, o projeto mescla o uso de tecnologias multitoques – construída a partir de canos PVC e fitas adesivas – ao conceito de pedais de guitarra – construída a partir de um teclado usb modificado – sob uma perpectiva DIY de baixo custo.

o projeto também segue a filosofia livre: todo o conhecimento técnico que permitiu sua construção, seja de hardware (como construir uma mesa multitoque base para o projeto utilizando caixas de papelão e webcams comuns) seja de software (código-fonte do programa) estará disponível para reuso, segundo uma licença não-comercial.

uma performance demonstrativa utilizando instrumento pode ser vista no vídeo abaixo. é importante ressaltar que o mesmo foi gravado apenas com o objetivo de ilustrar possibilidades da ferramenta: não sou músico profissional.

hardware

o equipamento de hardware básico usados pelo projeto é o pedal e a mesa.

o pedal foi construído a partir do uso de um teclado USB comum modificado, que pode ser facilmente encontrado em lojas pelo custo de aproximadamente 30 Reais, a partir da idéia utilizada na Afrobeat Machine de Jarbas Jácome. dessa forma, suas teclas foram todas retiradas, com exceção de 3 delas localizadas em pontos distantes (a tecla Shift, a Backspace e a Enter), de maneira que pudesse ser facilmente utilizadas com os pés, como mostra a figura abaixo.

construída coletivamente pelo wouwlabs em 2008 (dá-lhe Calega! dá-lhe Jesus! dá-lhe Aninha!), a mesa foi construída baseada em uma técnica conhecida como Frustrated Total Internal Reflection (FTIR), principalmente devido a sua simplicidade, baixo custo de produção e  abundância de material, possuindo com tracker o Community Core Vision.

para sua construção, contamos com grande apoio do Nuigroup, que forneceu todo o conhecimento técnico necessário através de documentação e o amparo de uma comunidade extremamente ativa.

estrutura da mesa. não, o tênis velho jogado não faz parte do trabalho(?)

apesar de ter sido a abordagem escolhida, é perfeitamente viável trocar a mesa utilizada como dispositivo de entrada por outras plataformas multitoques, a exemplo de iPads, Androids e caixas de papelão (a ser utilizada numa próxima versão extremamente baixo custo)…

software

o software base para o illusio pode ser dividido em dois módulos; a interface, implementado em Processing, e o looper, implementado em Openframeworks/C++, utilizando o protocolo Open Sound Control como ponte de comunicação entre eles. seu código fonte estará disponível em breve no Github.


o sistema é baseado nos conceitos de:

  • Formas – Elemento básico a partir do qual todo o instrumento funciona. Uma forma é um desenho, um rabisco, criado pelo usuário na superfície e é responsável por armazenar o loop a ser gravado;
  • Mockups – Um subtipo de forma, que funciona como um container, armazenando um conjunto de outras formas dentro dele;
  • Edição – Funcionalidade que permite ao usuário abrir e fechar formas (e mockups) com o objetivo de alterar seu fluxo sonoro;
  • Modo keyboard – Funcionalidade que permite às formas funcionarem como um piano, que libera um som (seu loop) quando tocado.

a seguir, algumas imagens do projeto:

agradecimentos

este projeto foi desenvolvido com o apoio do Rumos Itaú Cultural Arte Cibernética 2009, sem o qual a coisa não teria acontecido.

a propósito, este projeto será apresentado pela primeira vez ao público no Simpósio Arte Cibernética, que acontecerá no próximo 1º de Julho em São Paulo, no Itaú Cultural.

além disso, merecem agradecimentos todos aqueles que de alguma forma colaboraram com este projeto, em especial a Kamilla de Souza (conselheira e responsável pelas filmagens), Filipe Calegario (monstro pantanoso que deu uma força enorme em vários aspectos técnicos desse projeto), Ricardo Brazileiro (sem ele, os filmes simplesmente não teriam acontecido!), Jarbas Jácome e Geber Ramalho (monstros inspiradores, mentores intelectuais) e ao Wouwlabs como um todo (por nosso trabalho com a mesa multitoque)…

a todos, muito obrigado!

About these ads

22 Responses to “projeto illusio”

  1. Jarbas Jácome Says:

    meu velho, parabéns!!! FICOU MUITO MASSA! tu vai mostrar funcionando no simposium??? qq dia vamo tirar um som com isso ai :)
    abraço meu bom.
    jjR

    • jeraman Says:

      valeu, jarbolino!
      no simpósio acho que não vai dar pra mostrar ao vivo (tá muito em cima pra fazer a versão em papelão), mas espero que role lá no serralheria!
      abração, rapa!


  2. [...] Project – Presentation from jeraman on Vimeo. 引用來源:jeraman.info 你可能會感興趣的文章:美國樂團 DEVO 的最新互動式 MV標籤: Interactive, [...]

  3. Claude Martin Says:

    muy buen trabajo, felicitaciones!

  4. jfederman Says:

    Jera, Jarbas, Brazileiro,
    Mais uma vez parabéns!
    Além de ser um projeto maneiro – Illusio – é apresentado com um bom humor que cativa e aproxima as pessoas.
    Abs a todos!
    Jonas Federman
    ECO/UFRJ


  5. coisa fina, hem Jera! Parabéns, meu velho!


  6. Meu, sério. Se vocês mandarem isso pro Radiohead eu não dou uma semana pra eles entrarem em contato com vocês depois de verem esses vídeos do projeto.
    Falo SÉRIO! Esse projeto de vocês é de absurda qualidade!
    MANDEM PRO RADIOHEAD!!!!!!!!

  7. Pedro Farias Says:

    muito massa jera,

  8. Lucas Aranha Says:

    Muito bom, a junção da criatividade com a tecnologia viabiliza inúmeras possibilidades no âmbito da música e das artes em geral, e esse projeto é um grande exemplo disso…foda!!!

  9. sid Says:

    Jera pantera! Excelente meu velho! forte abraco


  10. opá. como entro em contato com vc via email?

    abraxxx

  11. calebml Says:

    Parabéns mestre sensacional!! Arrebenta!!

  12. Wilson Says:

    a brow ! parabens, muito legal teu projeto!
    Conheci teu trabalho atravez de um forum de sintetizadores de guitarra, o dono do forum postou teus videos e teu site la,vc ja esta rompendo fronteiras…hehehe…da uma olhada se quiser…
    http://www.vguitarforums.com/smf/index.php?topic=4123.0

    um abraço e sucesso pra vc !
    Wilson
    Sao Jose do Rio Preto-SP


  13. […] projeto illusio « […]


  14. […] projeto illusio « […]


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Follow

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: