dissertação de mestrado – Um framework para avaliação da experiência de uso de Instrumentos Musicais Digitais

July 26, 2013

acabou. 2 anos e alguns meses depois, termino meu mestrado. compartilho com vocês a versão da final entregue ontem à biblioteca central da UFPE.

título: “Um framework para avaliação da experiência de uso de Instrumentos Musicais Digitais”.

resumo: “Devido à popularização de novas interfaces de interação e novos processos de síntese sonora, muito tem sido estudado e desenvolvido no que diz respeito à construção de Instrumentos Musicais Digitais (DMIs) nos últimos anos – área conhecida como Luteria Digital.  DMIs podem ser definidos como dispositivos que possuem uma unidade de interface de controle e uma unidade de geração sonora, ambos conectados através de uma estratégia de mapeamento. Ao contrário dos instrumentos acústicos, cuja produção do som depende das características do material e do arranjo físico de suas partes, o instrumento digital permite uma maior liberdade na sua construção, já que rompe com as tradicionais restrições físicas de causa e efeito. Essa liberdade acarretou o surgimento de uma grande diversidade de novos instrumentos que trouxeram junto com eles um novo desafio: como avaliar sistemas tão diferentes em um domínio tão subjetivo como a música? Esse é o contexto deste trabalho. Nele propomos um framework para avaliação de instrumentos musicais digitais focando na sua experiência de uso. Com isso, esperamos auxiliar o processo de design iterativo de novos DMIs, tendo em vista a opinião de seu stakeholder mais importante; o performer. Para tanto, melhoramos iterativamente o framework no decorrer de ciclos de experimentos (aplicados a DMIs oriundos de contextos diferentes), cada um provendo críticas e insights para ciclos posteriores. Ao final chegamos a um resultado que, apesar de ainda genérico, se aproxima bastante do que entendemos ser uma boa metodologia de avaliação de DMIs – nos ajudando a compreender melhor a natureza da relação performer-DMI e sua importância para o desenvolvimento da Luteria Digital”.

palavras-chaves: “Computação musical, Instrumento Musical Digital, DMI, Luteria Digital, sistemas musicais interativos, frameworks conceituais, metodologias de avaliação, Design de Interação, User Experience, HCI”.

a dissertação final pode ser encontrada aqui:

dissertacao-final-jbcj-digital.pdf

os slides utilizados na defesa, que aconteceu no dia 23/05/2013, estão disponíveis aqui:

depois desses dois anos de pausa, espero aos poucos ir retomando as coisas aqui no blog.

axé!

Advertisements

One Response to “dissertação de mestrado – Um framework para avaliação da experiência de uso de Instrumentos Musicais Digitais”

  1. davide Says:

    First congratulations for your degree!
    Then I would like to know if you are still developing pyata, I have some issues with it.
    Thanks

    (you can contact me directly on my e-mail address)


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: