Espelhos Recursivos: Momentos, Pessoas e Lugares

October 13, 2010

tive nos últimos dias o grande prazer de participar do Festival Contato, na cidade de São Carlos, São Paulo, com várias figuraças como Panetone, Jarbas Jácome, Ricardo Brazileiro, entre outros. o Festival foi excelente; conheci pessoas legais, festas e shows inesquecíveis, uma galera pra lá de gente fina na organização…. coisa fina mesmo!

além da oficina que demos por lá (muito bacana, por sinal), acabei levando também um novo trabalho desenvolvido especialmente para o Festival, sobre o qual pretendo falar um pouco mais neste post: o “Espelhos Recursivos”.

 

um dos Espelhos Recursivos

 

o “Espelhos Recursivos” é uma instalação interativa descentralizada, que se baseia no diálogo de pequenas unidades reflexivas independentes – os Espelhos Recursivos – para estabelecer conexões simbólicas entre momentos, pessoas e lugares, utilizando para isso uma metáfora digital para os espelhos comuns.

Nela, cada um desses Espelhos – formados por um computador, uma webcam e uma saída de vídeo (uma televisão ou um monitor), além de estarem localizados em diferentes locais de uma região da cidade – age de maneira semelhante: o presente refletido sofre uma releitura em tempo-real, passando a ser composto por frames antigos captados por todos os Espelhos da instalação, que passam a exercer o papel de “pixels” do vídeo original.

 

Crianças brincando com um Espelho Recursivo no Festival Contato

 

Dessa forma, cada Espelho Recursivo acaba exibindo um resultado único: um mosaico do presente – fruto das relações entre momentos situados em diferentes contextos de tempo e/ou espaço, através da interação Visitante-Espelhos.

Inspirado no Estereoscopia, de André Parente, e no Espelho Recursivo, o trabalho é um projeto Open-Source desenvolvido em C++, usando Openframeworks, sendo concebido e desenvolvido por Jeraman.

Mais fotos podem ser encontradas no Flickr:

http://www.flickr.com/photos/jeraman/sets/72157625032747919/

O código-fonte do projeto pode ser encontrado para download no github (projeto desenvolvido na versão do OF v0.06, no Codeblocks, para Linux):

http://github.com/downloads/jeraman/jeraman.lab/espelhos%20recursivos.zip

Advertisements

One Response to “Espelhos Recursivos: Momentos, Pessoas e Lugares”


  1. […] uma pequena exposição de arte eletrônica. Dentre os trabalhos expostos estava o trabalho Espelhos Recursivos, de Jeraman. Este trabalho serviu de inspiração para a construção do pequeno programa escrito […]


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: