tutorial sobre iemguts

March 21, 2010

apesar do resultado com o PyPd ter sido interessante para meu propósito na época, no tocante a utilização intensiva a biblioteca não ficou tão estável e completa, quanto desejado inicialmente. com o objetivo de corrigir tais problemas, decidir retomar meus estudos sobre Dynamic Patching.

através de uma dica do pessoal do Artesanato de Volts, tomei conhecimento de uma bilbioteca para o Pure Data chamada iemguts, sobre a qual falarei um pouco neste post.

iemguts

criada por IOhannes m Zmölnig em 2007, a iemguts é uma coleção de objetos que visa dar “Reflexividade” ao Pd, dando-lhe características como meta-programação – ou seja, criação de objetos do Pd a partir do próprio Pd – e “consciência” – na qual variáveis internas ao Pd ficam acessíveis ao programador. dessa forma, o Dynamic Patching acaba sendo uma das suas possibilidades do iemguts, mas não seu foco principal.

eis um exemplo de trabalho feito com o iemguts, desenvolvido pelo próprio IOhannes:

tutorial

ao começar a estudar a tecnologia, uma coisa fica logo evidente: a escassez de material de refererência. não existe um site para o projeto, nem todas as caixas da biblioteca possuem help disponível, tampouco os documentos escritos pelo autor são inteiramente esclarecedores.

pensando nisso, baseado em tais documentos disponíveis aliados a um pouco de experimentação, criei um pequeno tutorial que explica as funcionalidades de cada um dos objetos do iemguts. ele está disponível através do link:

http://jeraman-lab.googlecode.com/files/tutorial%20iemguts.zip

conclusão

ainda não sei se utilizarei o iemguts para corrigir os problemas citados do PyPd: ainda é preciso estudar mais para chegar a uma conclusão definitiva. no entanto, o processo para aprendê-la me foi tão custoso que achei razoável dedicar um post a ele, compartilhando um pouco do que aprendi. não é lá grande coisa, mas certamente teria me ajudado a desbravar mais facilmente essa biblioteca poderosa, mas enigmática.

a biblioteca está atualmente disponível na versão 0.42.5 do Pd Extended ou, alternativamente, pode ser obtido por svn pelo seguinte link:

https://pure-data.svn.sourceforge.net/svnroot/pure-data/trunk/externals/iem/iemguts/

além disso, finalizando este post, deixo aqui o link de uma página que estou escrevendo no Estúdio Livre sobre o dynamic pathcing, contando sobre o que é, links para tutoriais, ferramentas existentes, entre outras coisas.

http://www.estudiolivre.org/tiki-index.php?page=Dynamic+Patching

quem sabe não é útil a mais alguém?

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: