brincando com o iPhone SDK!

February 8, 2010

motivado pelos diversos aplicativos interessantes que andam saindo pro iPhone OS por aí, baixei neste fim de semana o kit de desenvolvedor (iPhone SDK versão 3.0), pra brincar um pouco e ver como é que seria desenvolver para essa plataforma.

antes de tudo; pra desenvolver oficialmente, eles lhe obrigam a usar o Mac OS e a IDE oficial da Apple; o xCode. parece que existem formas de burlar isso daí, mas não foi o o foco dessa pesquisa… pra os que seguem pela primeira opção, existe uma documentação farta no próprio site da apple, auxiliando em diversas etapas do processo de desenvolvimento.

tendo isso em mente, o primeiro passo é baixar a SDK. além de contar com todas as bibliotecas necessárias pro desenvolvimento, ela conta também com um simulador do hardware, pra testar as coisas antes de ir pro dispositivo físico.

simulador rodando minha primeira aplicação!

instalar e configurar é um processo simples (igualmente bem documentado no site da apple). a dor de cabeça maior ficou por aprender a sintaxe básica de Objective-C, a linguagem  – baseada em C – usada para programar na plataforma, e relembrar um pouco de Design Patterns (que por sua vez me relembrou os não-tão-saudosos tempos do Centro de Informática…) amplamente utilizado na arquitetura das aplicações dessa plataforma.

pra dar meus primeiros passos, segui um tutorial bem legal: “Your First iPhone Application”. além de surpeficial, achei em alguns momentos a coisa meio difícil de ententer, mas deu pra sair sem maiores problemas.

o resultado é uma aplicação que contém um label cujo conteúdo é definido por um text area, no momento que o usuário aperta o botão “Hello iPhone SDK”… bem útil, não? a interface pode ser conferida na imagem acima! se quiseres algo mais aprofundado que isso, podes conferir o iPhone Development Guide.

como saldo final, fica um ponto negativo: pagar por uma licença pra se tornar um desenvolvedor oficial… isso mesmo! pra se tornar um desenvolverdor-oficial-apple-foda-come-cuzes e assim passar seus aplicativos do simulador pra o aparelho, você terá que pagar a Apple e, além disso, o valor é uma bagatela simbólica no valor de 99$!!!

portanto, se sonhas em ficar um dia milionário vendendo aplicativos na Apple Store, saibas que primeiro terás que ter 99$ pra comprar uma licença de desenvolvedor oficial… ¬¬

o próximo passo, testar o SDK junto com o Openframeworks, fica pra o próximo post!

maiores informações

[1] sobre o iphone os
[2] tutorial: construindo minha primeira aplicação para iPhone
[3] iPhone Development Guide
[4] overview da linguagem Objective-C

Advertisements

6 Responses to “brincando com o iPhone SDK!”


  1. […] brasil criatividade dance efigie engrenagem espelho recursivo estudos eventos flartoolkit flash iphone lectures linux multitouch music of osc others papervision3d pd processing projects ps3eye python quartz realidade diminuida studies tuio tutorial vitrine interativa « brincando com o iPhone SDK! […]

  2. jeez Says:

    É por essas e outras que prefiro desenvolover pro Maemo. 😉
    SDK 110% de graça e disponível, assim como colocar seu aplicativo na OVI Store…


  3. […] rápido… dias atrás resolvi estudar um pouco sobre desenvolvimento para a iPhone SDK, o que me permitiria desenvolver aplciativos para iPhone/iPod/iPad. tudo ia muito bem, inclusive os […]

  4. Lais Says:

    Sendo assim prefiro continuar brincando com a minha calculadora de bolso que me foi oferecida em 1980 de marca casio

  5. Calebe Aires Says:

    Bom mesmo é aprender em uma linguagem multplataforma, como o PhoneGap, em que o CSS, XHML e JavaScript conversam entre si.


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: