seurat: iPhone SDK e o Openframeworks!

February 8, 2010

passado o teste inicial, decidi pesquisar sobre o ponto que realmente me interessava: usar o openframeworks no desenvolvimento de aplicativos para o iPhone OS! essa possibilidade é fuderosa e vem sido utilizada com sucesso por várias pessoas por aí, incluindo cão-chupador-de-mangas Memo, autor do Zoetrope, MSA Remote, Gold Dust, entre outros

o resultado desse experimento foi o seurat: um protótipo de aplicativo para a plataforma iPhone OS, inspirado no Seurat vai à Rússia.

nele, o programa baseia-se numa foto escolhida previamente, com o objetivo de desenhar aleatoriamente uma série de pontos visando reconstituir a foto original sob uma perspectiva impressionista. o resultado é construído pelo usuário, que interfere no processo tocando na tela, direcionando assim o local onde os pontos surgirão.

o “pulo do gato” que permitiu usar o openframeworks dentro do iPhone OS é o ofxiPhone, criado por, dentre outros, o próprio Memo…

openframeworks no iPhone!

o ofxiPhone é um addon para versão 006 do openframeworks, que lhe permite desenvolver aplicativos para iPhone OS da mesma forma como se programaria para um desktop normal, em openframeworks C/C++! isso implica que, todas as facilidades trazidas pelo oF passam a ficar disponíveis também para o iPhone; a lógica de programação, a biblioteca, os addons… obviamente, essa semelhança esbarra na limitação de hardware do dispositivo…

todas as informações relativas a como realizar essa integração (downloads, instalações, configurações), que por sinal é extremamente fácil, podem ser encontradas no site do openframeworks… existem exemplos mostrando como usar o acelerômetro e o multitoque, o que será bem fácil para quem já trabalha com oF!

além disso, recomendo bastante a leitura do artigo escrito por Memo, sobre o addon, antes de meter a mão na massa. para os usuários mais avançados, vale a pena também dar uma sacada no guia escrito por Zach Cage

maiores informações

[1] sobre o openframeworks
[2] sobre o iphone sdk
[3] sobre o ofxiphone

Advertisements

3 Responses to “seurat: iPhone SDK e o Openframeworks!”

  1. jeez Says:

    Fiquei curioso para saber como eles fizeram para ter o oF rodando no iPhone. Você sabe mais sobre esse processo do porte em si ?

    abraços! e bem massa o aplicativo! 😉

  2. jeraman Says:

    valeu, grande jeez!
    a manha foi abstrair o tool kit original, o glut, do core do oF. dessa forma eles puderam adaptar o framework para rodar dentro do iPhone OS…
    no mais não precisou de muito esforço; o compilador do obj-c também aceita código C/C++…

    no tutorial do Zach Cage vc pode encontrar vários detalhes mais aprofundados sobre o processo:

    http://wiki.openframeworks.cc/index.php?title=OfxiPhone_comprehensive_guide

    qualquer coisa, dá uma sacada!
    abraço!


  3. […] desenvolver aplciativos para iPhone/iPod/iPad. tudo ia muito bem, inclusive os testes para usar openframeworks dentro do iPhone, quando esbarrei num grande empecilho: como saldo final, fica um ponto negativo: pagar por uma […]


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: