Seurat vai à Rússia…

September 5, 2009
imagem gerada semiautomaticamente por um programa processing.

releitura da obra de Prokudin: "Seurat vai à Rússia"

 

Seurat

Georges-Pierre Seurat (Paris, 2 de dezembro de 1859 – Gravelines, 29 de março de 1891) foi um pintor francês e pioneiro do movimento pontilhista, também chamado divisionismo. (..) Em 1880, torna-se Mestre, inspirado pela obra de Michel Eugène Chevreul: A lei do contraste simultâneo das cores(1839). (…) A técnica do pontilhismo utilizada por Seurat deu origem ao neo-impressionismo e foi extensivamente utilizada na arte do século XX. Pode-se dizer que a teoria pontilhista foi precursora da televisão e da imagem digital. (Fonte: Wikipedia)

conheci o trabalho de Seurat por esses dias, através de um livro que ando estudando sobre sintaxe visual, que me trouxe uma atenção bem especial aos pontos. nunca tinha parado pra pensar muito sobre eles… explorar seu potencial foi um dos objetivos deste exercício/projeto!

imagem gerada semiautomaticamente por um programa processing.

releitura da obra de Prokudin: "Seurat vai à Rússia"

Prokudin-Gorskii

Em 1905, Prokudin-Gorskii concebeu o grande projecto de documentar, com fotografias a cores, a enorme diversidade de história, cultura e avanços do Império russo, para ser utilizado nas escolas do Império. Com o apoio do Czar Nicolau II,  percorreu o império entre 1909 e 1915, documentando-o com imagens e dando a conhecer a magnitude deste aos seus habitantes. Do resultado do seu trabalho surgiram as primeiras patentes de filmes positivos a cores e de projecção de filmes com movimento. (Fonte: Wikipedia)

imagens coloridas da primeira década do século passado. não tenho palavras pra descrever o quanto elas me sensibilizaram (tomei conhecimento pelo twitter, via @glerm)… era como olhar direto num túnel do tempo! muito foda!

imagem gerada semiautomaticamente por um programa processing.

releitura da obra de Prokudin: "Seurat vai à Rússia"

 

Sauret vai à Rússia…

inspirado nesses dois elementos (e numa sexta feita livre de maiores obrigações) e baseado no Pointillism, de Daniel Shiffman (de fato, é um exemplo disponível dentro do próprio processing), a aplicação reconstrói as fotografias de Prokudin sob uma nova perspectiva, através do uso ostensivo de pontos de diversas dimensões e cores, num o processo semiautomático (o usuário pode interferir até um certo limite no processo de construção das imagens). apesar de simples, achei o resultado final bem interessante – digno de um post aqui no blog!

outras imagens podem ser conferidas logo abaixo. espero que gostem!

maiores informações

[1] sobre Georges Seurat

[2] imagens originais de Prokudin-Gorskii

[3] sobre o processing

Advertisements

4 Responses to “Seurat vai à Rússia…”

  1. jeez Says:

    muito bom! o resultado realmente está bem legal. Fiquei afim de aplicar isso a umas telas que sempre gostei, mas não encontrei nada sobre o Pointillism do Shiffman que você citou.

    !!

  2. jeraman Says:

    o Pointllism tá disponível como exemplo dentro do próprio processing: é só dar uma olhada direitinho por lá!
    de qualquer forma, se quiseres brincar, posso tranquilamente passar o código!


  3. […] quite nice to see works from the past, as Visions de l’an 2000 (Visions of the year 2000) or Seurat vai à Rússia…, where jeraman got inspired by the color photography by Prokudin-Gorskii of the beginning of […]


  4. […] o resultado desse experimento foi o seurat: um protótipo de aplicativo para a plataforma iPhone OS, inspirado no Seurat vai à Rússia. […]


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: