players no pure data

February 11, 2009

para o novo projeto que tô trabalhando, andei pesquisando como se tocava arquivos de som no pure data, mais especificamente mp3 e ogg. tranquilíssimo! exemplificando como o processo é feito, criei um patch para cada um dos formatos acima. por representarem ambos um player, são bem parecidos um com o outro. vamos ao código?

mp3

#N canvas 650 281 550 342 10;

#X obj 62 138 oggread~;

#X obj 65 254 dac~;

#X msg 135 106 start;

#X msg 183 106 stop;

#X msg 229 107 resume;

#X floatatom 105 223 5 0 0 0 – – -;

#X obj 146 200 bng 15 250 50 0 empty empty empty 17 7 0 10 -262144

-1 -1;

#X msg 237 167 seek \$1;

#X obj 241 141 hsl 128 15 0 127 0 0 empty empty empty -2 -8 0 10 -262144

-1 -1 0 1;

#X obj 61 41 openpanel;

#X msg 61 13 bang;

#X msg 61 68 open \$1;

#X text 169 200 bang ativado no final da m˙sica;

#X text 148 221 tempo final da m˙sica;

#X text 377 136 | slide usado para | adiantar/atrasar | a m˙sica;

#X text 129 14 | | |abre uma janela para que se escolha o arquivo a

ser aberto | |;

#X text 106 255 manda o som final para a placa de som;

#X connect 0 0 1 0;

#X connect 0 1 1 1;

#X connect 0 2 5 0;

#X connect 0 3 6 0;

#X connect 2 0 0 0;

#X connect 3 0 0 0;

#X connect 4 0 0 0;

#X connect 7 0 0 0;

#X connect 8 0 7 0;

#X connect 9 0 11 0;

#X connect 10 0 9 0;

#X connect 11 0 0 0;

obs: o objeto [mp3play~] apresenta problemas na leitura de alguns arquivos mp3, “Layer II not supported!”,  erro esse que parece não fazer muito sentido. caso isso aconteça, segundo a recomendação que encontrei por aí em fóruns, é aconselhável que vc trabalhe com outros formatos (vide ogg a seguir) ou pesquise sobre os objetos [readanysf~];

ogg

#N canvas 650 281 550 342 10;

#X obj 62 138 oggread~;

#X obj 65 254 dac~;

#X msg 135 106 start;

#X msg 183 106 stop;

#X msg 229 107 resume;

#X floatatom 105 223 5 0 0 0 – – -;

#X obj 146 200 bng 15 250 50 0 empty empty empty 17 7 0 10 -262144

-1 -1;

#X msg 237 167 seek \$1;

#X obj 241 141 hsl 128 15 0 127 0 0 empty empty empty -2 -8 0 10 -262144

-1 -1 0 1;

#X obj 61 41 openpanel;

#X msg 61 13 bang;

#X msg 61 68 open \$1;

#X text 169 200 bang ativado no final da m˙sica;

#X text 148 221 tempo final da m˙sica;

#X text 377 136 | slide usado para | adiantar/atrasar | a m˙sica;

#X text 129 14 | | |abre uma janela para que se escolha o arquivo a

ser aberto | |;

#X text 106 255 manda o som final para a placa de som;

#X connect 0 0 1 0;

#X connect 0 1 1 1;

#X connect 0 2 5 0;

#X connect 0 3 6 0;

#X connect 2 0 0 0;

#X connect 3 0 0 0;

#X connect 4 0 0 0;

#X connect 7 0 0 0;

#X connect 8 0 7 0;

#X connect 9 0 11 0;

#X connect 10 0 9 0;

#X connect 11 0 0 0;

ps: para criar os patches, basta copiar e colar as linhas acima num arquivo de texto, salvando o arquivo como “nomeDoArquivo.pd”.

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