tereminha v2.0

February 4, 2009

depois de um longo tempo, finalmente uma versão mais decente e estável do tereminha – o teremin da terezinha (pros que não se lembram, dar uma olhada aqui).

imagem2

tereminha em ação

nessa versão houve muitos melhoramentos. em primeiro lugar – e principal – o tereminha agora controla o som através do tracking de cores específicas definidas pelo usuário, podendo fazê-lo com a até duas cores – cada uma controlando um sintetizador. na versão anterior o som era gerado baseado na quantidade de movimento captada pela câmera: quanto mais movimento a câmera captava, mais agudo era o som.

em segundo lugar, é possível agora fazer uma calibragem da captura, o que significa uma calibragem manual do tracking das cores. isso é feito através do clique (o usuário clica na cor que ele deseja trackear), aumentando/diminuindo a precisão da coleta nas teclas ‘d’e ‘f’. para fazer o mesmo com a segunda cor, basta apertar a tecla ‘c’. tal coisa era impossível na versão anterior.

em terceiro – e último – lugar, houve um melhoramento no patch sintetizador do pd. da mesma forma que no teremin, desta vez ele foi programado para modificar duas dimensões do som: a frequência e a amplitude. além disso, ao invés de emitir apenas notas simples, agora o sintetizador emite também a terça e a quinta da frequência da nota original.

imagem3

arquitetura do tereminha

com relação à arquitetura, a lógica permanece bem parecida com a versão anterior, com algumas diferenças. ela se subdivide em módulos, um software cliente, implementado usando openframeworks c++, e outro servidor, implementado no pure data. o cliente é responsável por trackear as cores – são duas dessa vez – enviando suas respectivas centróides (média da posição calculada) através do OSC para um patch sintetizador do puredata. a imagem abaixo esquematiza o processo.

código fonte pode ser baixado pelo svn em:

http://jeraman-lab.googlecode.com/svn/trunk/tereminhav2.0/

maiores informações
[1] sobre o instrumento teremin
[2] sobre o openframeworks
[3] sobre o osc
[3] sobre o pd

Advertisements

2 Responses to “tereminha v2.0”

  1. jesus Says:

    Massa! pena que a imagem ficou pequena e n ta dando pra ver direito. =/

    ow, se precisar dos bastões de led que adaptei é só avisar!

  2. jeraman Says:

    oxe… massa! vou querer sim!


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: