openframeworks

January 21, 2009

openframeworks é uma biblioteca C++ open-source multiplataforma voltada especificamente para artistas, designers e programadores com foco em trabalhos audio-visuais, fornecendo para isso uma interface simples e padrão para manipular diferentes tipos de mídia. pode ser comparada com o processing – linguagem com foco no visual muito utilizada atualmente – diferindo desta principalmente em dois pontos:

  • velocidade: por ser c++, openframeworks acaba sendo muito mais rápida que processing;
  • aprendizado: apesar de contar com uma sintaxe fácil, desenvolvida especialmente para leigos, openframeworks acaba sendo didaticamente mais complicada que processing. c++ é sempre c++, mesmo maquiada.

curioso pra saber como ela funcionava na prática, resolvi fazer um teste: montar um color tracking simples (programa que identifica cores, as seguindo de acordo com a preferência do usuário), tarefa rapidamente implementada com ajuda do fórum e do excelente tutorial de Artem Titoulenko sobre o assunto. fácil, fácil! =D

imagem21

apesar de ainda estar na versão pré-release (lançada há mais ou menos um mês), openframeworks já está disponível pra download aqui. é impressionante o nível dos trabalhos já feitos com ela. a lista pode ser conferida no site oficial.

maiores informações:

[1] site oficial
[2] informações de caráter geral na wikipedia
[3] wiki da bilioteca
[4] fórum da biblioteca

ps: aninha criou um blogue, o tastes like candy. o primeiro post por sinal é sobre seus primeiros estudos no processing, linguagem citada aqui nesse post. vale a pena dar uma conferida!

update

o código fonte está disponível via svn no http://jeraman-lab.googlecode.com/svn/trunk/colorTracker. só algumas observações antes de testar.

  1. o projeto está configurado para o xcode, no mac os. caso vc use outra plataforma, lhe aconselho fortemente a copiar o exemplo do opencv que vem junto do openframeworks, substituindo o conteúdo da pasta src pela pasta src baixada no svn.
  2. usar o programa é simples. basta clicar na cor desejada para que o sistema comece a trackear. embaixo é impresso a coordenada dos centróides dos pontos trackeados.

qualquer dúvida, é só dizer.

Advertisements

4 Responses to “openframeworks”

  1. Calegario Says:

    Gerônico,
    Posta um videozinho do color tracking e o código, pai!
    Nóis quer testar tâmém!
    Falou!

  2. jeraman Says:

    massa… post atualizado já com o código!


  3. […] todo o conteúdo deste site está licenciado sob uma Licença Creative Commons. « openframeworks […]


  4. […] [1] 14º Festival Internacional de Dança do Recife [2] sobre o Pure Data [3] sobre o Openframworks […]


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: