hacking PS3Eye!

August 17, 2009

webcams desempenham atualmente um papel extremamente importante em aplicações interativas, sendo utilizada como principal meio de entrada de informação. isso nos faz ter idéia da importância decisiva que a escolha de uma webcam adequada – tanto do ponto de vista de desempenho, quanto (para os lisos como eu…) no quesito preço – configura para o sucesso desse tipo de trabalho. levando tais parâmetros em conta, torna-se facilmente explicável porque a PlayStation 3 Eye, da Sony, vem se tornando a webcam favorita dos cientistas loucos de plantão…

criada inicialmente como um acessório para o PlayStation, com um preço médio de $40 (muito barato quando comparado com câmeras de qualidade semelhante disponíveis no mercado), o equipamento logo chamou a atenção da comunidade opensource (créditos à galera do NUIGroup!), principalmente por ter sido construída para lidar com aplicações que envolvessem visão computacional especificamente… foi o suficiente para motivar a galera a desenvolver drivers específicos nas 3 plataformas, os quais nos permitem hoje usá-la como uma outra webcam qualquer, para nossa alegria!

foi justamente essas qualidades que motivou o pessoal da Code Media a adquirir uma, para um projeto bem interessante que estamos desenvolvendo em parceria (em breve espero dar maiores informações!).

no nosso caso especificamente, foi necessário que adaptássemos a PS3Eye para que ela passasse a captar apenas raios infravermelhos, desprezando a luz visível. esse passo essencial em alguns tipos de projeto (tal como o da mesa multitoque). o processo de modificação foi fácil e rápido (no máximo uma hora de duração) principalmente graças a um vídeo feito por Peau Productions, do NUIGroup, que pode ser conferido logo abaixo:

o último passo foi instalar a câmera no linux, processo também bastante tranquilo e pode ser conferido em detalhes aqui (antes de continuar, confira se vc possui o source do kernel devidamente instalado na sua máquina: tive uma grande dor de cabeça por conta dessa besteira… valeu jeez pela ajuda!). fizemos também os testes em outros sistemas operacionais e ela mostrou um bom desempenho em todos, sem exceção!

resultado final pode ser conferido no screenshot abaixo: a PS3Eye modificada rodando a 60 fps no Ubuntu!

2009-08-17-132006

links
[1] review interessante da ps3eye
[2] tutorial: instalando a ps3eye no linux

About these ads

One Response to “hacking PS3Eye!”

  1. Márcio Bezerra Says:

    O vídeo me deu mais segurança! Força bruta mesmo. Valeu Grande Jera!!!


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Follow

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: